O reality show apresentado todos os anos pela TV Globo é uma fonte inesgotável de consumismo desenfreado e de padrão de beleza pré – estabelecido, como se não bastasse funciona como celeiro de “artistas” que ainda não vingaram na TV brasileira.O Big Brother Brasil é alienante, o tipo de programa que te acrescenta alguma coisa semelhante com coisa nenhuma, estamos voltando a antiga política praticada pelos romanos conhecida como pão e circo, pessoas discutem nas ruas sobre os integrantes do BBB esquecendo-se de olhar a seu redor e ver as dificuldades que passam, esquecem também de cobrar as autoridades responsáveis.
Vivemos em uma etapa muito avançada e perigosa do capitalismo, o sistema tenta a todo custo nos fazer uma lavagem cerebral, o BBB quer nos impor um modo de vida que para a maioria dos brasileiros artistas, (pois para conseguir sobreviver com um salário mínimo tem que ser artista, alias são os verdadeiros artistas) é quase impossível alcançar.
O sucesso do BBB no Brasil diz respeito a esperança que as pessoas têm em incorporar os valores apresentados no programa, pois o reality é um produto que as pessoas consomem, “para se deixar manipular, é preciso incorporar os valores que são propostos, isto é, crer, pois não ocorre manipulação quando manipulador e destinatário não partilham os mesmos valores” (BARROS, 1990, p.45-46).
As pessoas que assistem o BBB percebem que a rotina dos integrantes do “jogo” não é recíproca em relação a sua realidade vivida, mas é a esperança de se assemelhar o máximo possível dos padrões de beleza e de vida, que o impulsionam a assistir o programa.
O objetivo do jogo é totalmente comercial, a merchandagem (propaganda) é a alma do reality, uma forma “sutil” que o capitalismo encontrou para dominar. A roupagem filosófica que o apresentador Pedro Bial utiliza para descrever os personagens em cada paredão, serve de alimento para a alma dos próprios telespectadores, muitos tomam o reality como uma espécie de religião e aí acabam caindo no erro para qual o filósofo Karl Marx alerta “a religião é o suspiro do ser oprimido o íntimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. É o ópio do povo”. (Marx, 2006, p.46).
Dessa forma o programa BBB utiliza-se daquilo que o homem tem de mais belo a “loucura” ou seja à abstração para fins comerciais, se Erasmo de Roterdam estivesse vivo morreria de desgosto ao ver o homem sendo explorado na sua maior fraqueza a loucura, pois “apenas a loucura conserva a juventude e afugenta a importuna velhice” (ERASMO, 1997 p.15).
Nem tudo esta perdido, as pessoas possuem uma arma letal contra esse “mal” do capitalismo chamado Big Brother Brasil, essa arma pode parecer simples mas tem garantia de funcionamento , o controle da TV consegue neutralizar o inimigo que te leva ao consumismo, uma simples troca de canal ou simplesmente o desligar da TV, já te deixa fora tentáculos do BBB, pelo menos parcialmente.
São poucos os meios de comunicação que não sofrem influências publicitárias, os jornais já foram “dominados” o rádio e TV também “não se pode fugir à realidade que a produção dos programas está dominada pelo complexo publicitário, que visa a conquistar cada vez maior público para consumir o que é vendido por seus anúncios” . (ORTRIWANO, 1985 p.58).
Diante disso cabe a cada um selecionar por conta própria aquilo que lhe agrada ou não em relação a qualquer programação em qualquer meio de comunicação seja ele rádio ou TV, o objetivo aqui é fazer um alerta para que as pessoas fiquem mais atentas em relação a tais programas e não se deixem enganar-se.
Obras Utilizadas:
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do Discurso : Fundamentos Semióticos . São Paulo: Atual, 1988.
ERASMO de Roterdam . Elogio da Loucura. 2º Ed. – São Paulo : Martins Fontes, 1997.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos e Filosóficos. Martin Claret. 2006
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Infomação no Rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
3 comentários:
Com certezao BBb é uma forma de alienar o povo ainda mais ´um jeito que os "Marinhos" tiveram para jogar guela abaixo do povo o homossexualismo, a beleza sem nada por dentro e a certeza de mudar os padrões da família brasileira. È uma forma de agradar e puxar o tapete. Artigo muito bem feito, dá para mandar para o Jornal "O Progresso" publicar para que todos leiam, em épocas de eleições em Dourados, para que o povo fique atento as pequenas coisas que ocorrem na cidade.
Edna, obrigado pelo comentário!!E sobre publicar no jornal o progresso, posso dizer que o que ocorre é que agora eu estou muito transtornado, já não sei se vale a pena sermos raposa ou cordeiro.
Com certeza as coisas estão dificeis para nós, também estou a espera e mito preocupada, já que erraram as minhas notas, vamos dizer isso, e fiquei em oitavo lugar, acho que não tem vaga para geografia enão sei o que fazer, já que o estado já lotou. Estou aguardando espero que sobre aguma coisa para mim. Sorte para você e para odos os nossos colegas, qu o poderoso diga amém!
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